Imagem

25 coisas que você provavelmente não sabe sobre o povo coreano

Há algumas semanas eu já vinha pensando em escrever sobre esse assunto e quando finalmente sentei na minha cadeira giratória que eu amo mais que tudo nesta minha vida preparada pra rasgar o verbo, mil imprevistos apareceram e agora eu tô algumas horas atrasadas – além do cérebro borbulhando, com umas boas ideias já derretidas a essa altura do campeonato… Mas de qualquer forma, cá estou eu agora com uma dessas listinhas que todo mundo adora ler eu adoro escrever! Alguém tem que falar umas verdades de vez em quando, e como é obvio que eu não tô relatando nada com a intenção de ofender alguém, vamos lá. 🙂

  • Coreanos não passam a roupa lavada; nem trocam a roupa de cama mais do que uma ou duas vezes por ano.
  • Não se usa toalhas em tamanho grande, só as de rosto, mesmo que seja pra se enxugar depois do banho.
  • A frase mais falada por coreanos é: “coma bastante” (많이 먹어요 – mani mogoyo). E ai de você se nao comer!
  • Coreanos não choram e eles também não querem que você chore, muito menos em público. Chorar é coisa de criança.
  • Coreanos entendem que, por você ser estrangeiro, você não é capaz de fazer absolutamente nada direito. Então eles vão te ensinar detalhadamente quais movimentos você tem que fazer com o copo embaixo da torneira pra que a água caia sobre ele de maneira inteligente e quantas vezes você deve chacoalhar o copo num ângulo de 65° antes de colocá-lo pra secar.
  • Só não peça ajuda ou informação sobre assuntos sérios, eles vão responder que não sabem ou mudar de assunto na cara de pau so pra fugir. 몰라요 (molayo) significa “não sei” e é uma resposta frequente.
  • Ser bem tratado pelos nativos por ser brasileiro depende de um fator importante: o amigo que está com você. Se este amigo, também estrangeiro, veio de um país que ninguém liga, muito bom. Se este amigo é estadounidense ou francês, por exemplo, prepare os anti-depressivos.
  • Homens comem antes das mulheres e comem a melhor comida (o arroz fresco ao invés do requentado, por exemplo).
  • Coreanos comem arroz três vezes por dia, todos os dias. E não, eles não querem comer outra coisa. Não, eles não vão aceitar caso você ofereça comida de outros países. Sim, eles vão fazer cara feia.
  • Eles não acreditam que você sabe falar coreano. E cada vez que você disser algo como “olá” ou “obrigado” eles vão fazer cara de surpresa, por outro lado, se você não fala coreano, eles se recusam a falar inglês e reclamam que você não deveria falar inglês na Coreia também.
  • Coreanos fazem os barulhos mais altos possíveis mascando chiclete, comem sempre com a boca aberta e fazendo barulhos que deixariam qualquer brasileiro enojado.
  • Homens cospem no chão a cada cinco minutos, por toda a rua. E soltam pum tambem em público. E fumam demais.
  • Onde quer que você vá, não tem um chiclete mastigado no chão ou na parede ou no ponto de ônibus.
  • Os motorista de ônibus são loucos, dirigindo a altíssimas velocidades, e também são muito mal educados (especialmente com estrangeiros, lógico). Mas os ônibus são super rápidos (passa um a cada 7 minutos) e baratos.
  • Coreanos têm certa dificuldade em saber o que fazer. Eles estão sempre apressados e querer tudo pra ontem causa uma bagunça infinita onde tudo leva o dobro do tempo pra ser terminado porque dá tudo errado três vezes no meio do caminho.
  • As mulheres coreanas não vão ser muito gentis com você. Vão insistentemente dizer que você é gorda (sim, na lata) e que não vai arrumar um marido coreano (como se você estivesse procurando por tamanha dádiva). Depois vão dizer que você não se comporta como uma mulher direita e que tem que parar de mostrar os ombros quando sai de casa. As meninas jovens coreanas dizem que essas atitudes são resultados de frustração e desprezo dentro de casa.
  • Por outro lado, coreanos quando querem ser gentis com você, eles vão te deixar fascinados (não tô falando dos rapazes, e sim do povo em geral). Afinal, nem todo mundo é xenofóbico, né.
  • O estilo e comportamento da parte masculina da população muda drasticamente de acordo com a idade, mas é bem padronizado. Os adolescentes são todos extremamente gentis uns com os outros e educados. Os universitários são todos galãs, 24 horas por dia tentando chamar a atenção das mocinhas, os jovens homens são todos discretos e polidos, mas pra cima de 40 a coisa vai ficando trágica. Acho que o casamento não faz muito bem pra eles…
  • Na Coreia todo mundo tá sempre bêbado ou querendo beber. Não tem hora errada pra encher a cara.
  • Outro hábito forte é pagar a conta: 90% das ocasiões em que saí com amigos coreanos, também independente do sexo deles, eles não me deixaram pagar nada. Na Coreia você convida e você paga.
  • As esposas coreanas são pagas mensalmente pelos maridos para não terem um emprego.
  • Reza a lenda que enquanto os jovens japoneses estão perdendo cada vez mais o interesse sexual, a situação é contrária aqui na Coreia. Além de ter até um “museu do sexo”, as mulheres grávidas estão por toda a parte, e as mulheres grávidas com maridos carregando bebês já nascidos no colo estão por toda parte também.
  • Coreanos amam cantar! E pra falar a verdade, eu acho que a maioria deles até que tem talento, mas não o suficiente pra gritar como eles gritam nos karaokes, claro. São naturalmente talentosos para dançar também.
  • Todo mundo tem o mesmo corte de cabelo, meninos e meninas. Maquiagem sempre igual, nada de variedade nas roupas (apesar de eu achar legal isso, confesso que é um pouco esquisito).
  • Pernocas de fora, sempre! No meio do inverno, com aqueles assombrosos -15°C, as meninas continuavam vestindo saias mais curtas do que a minha paciência em dia de mal humor, apertadíssimas, não sei como elas se movimentam. A saia do uniforme da escola é igualmente curta. Porém, mostrar ombros e colo é feio. Vulgar. Inaceitável. Deixar um botão da camisa do uniforme aberto é motivo suficiente pra ser colocada pra fora da classe, imagino.

 
image

Lembrando mais uma vez que o objetivo dessa lista não é criticar ou ofender, simplesmente expôr. Todo mundo deve entender que nenhum lugar do mundo é perfeito e há coisas boas e ruins para serem faladas, sempre. A Coreia do Sul que os fãs de kpop imaginam é falsa, ela não existe. O que as pessoas assistem nas novelinhas coreanas também não é real. Mas isso não significa que esse país nao é especial, muito pelo contrário! Há tanto pra falar sobre o povo, sobre as crianças, sobre os padrões e costumes, sobre a arquitetura, sobre a geografia, há tanto pra falar sobre essa terra que seria cansativo de ler. E é claro que em alguns aspectos outras pessoas, especialmente brasileiros, que vivem aqui podem ter impressões diferentes das minhas e tá tudo bem porque isso aqui não é parte das Ciências Exatas, então todo mundo acha o que acha e vive o que vive. É impossível comparar intercâmbios, cada um é único e todos são absurdamente preciosos.

Um comentário sobre “25 coisas que você provavelmente não sabe sobre o povo coreano

  1. Muito boa essa postagem, e vamos ao comentários, porque, neste caso, não tem com deixar de fazê-los!kkkkkk

    Roupa de cama trocada só duas vezes ao ano? Deus do céu! E no calor, como fica o fedozinho do suor? kkkk

    Agora o que é isso: movimento pra tomar banho? Deve ser muito engraçado uma pessoa ensinando tal coisa!

    Mas um país tão culto, tão evoluído, com as pessoas comendo de boca aberta e soltando pum por ai? Até difícil de acreditar…

    A parte do salário para ser esposa foi boa! Muita gente aqui no Brasil gostaria disso! kkkkk

    Faça uma lista com coisas que tem ai e o mundo deveria copiar, deve ser legal!

    Curtir

Deixe um comentário